terça-feira, 8 de maio de 2012


AS REDES SOCIAIS E A APRENDIZAGEM

Maria Lúcia Serafim
Maria Lúcia Serafim
Professora efetiva da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba, Depto de Educação
Esta era que se articula como a da sociedade da informação e do conhecimento a que,
 mais recentemente,
 se acrescentou a designação de sociedade da aprendizagem se faz pelos desafios advindos com
 a presença da Internet e com ela as ferramentas que favorecem a criação de diversas redes sociais.
 Nesta sociedade o professor não é o único transmissor do saber e é chamado a situar-se 
nestas novas circunstâncias que, por sinal, são bem mais exigentes.
O aluno também já não é mais o receptáculo que absorve toda e qualquer informação proveniente,
 quase que exclusivamente, de seu professor. Este aluno precisa também aprender a gerir as
 informações que lhes são chegadas de modo a transformá-las em seu saber. E a escola que 
congrega estes dois novos componentes, o professor e o aluno da era da informação, 
comunicação e conhecimento, precisa ser gerida como uma outra escola, ou seja, como
 organização, ela tem de ser um sistema aberto, pensante e flexível no tocante a si 
mesmo e a sociedade a qual se insere.
A escola, no contexto social de hoje, apresenta-se bem diferente da escola de alguns anos atrás.
 Muitas ferramentas têm sido inseridas como material didático-pedagógico e entre elas
 está o computador. O computador por si só, não contribui significativamente no
 processo de ensino-aprendizagem, ou seja, ele não substitui o professor, não dá aula
 simplesmente por se tratar de uma ferramenta de aprendizagem. Mas, em se tratando de sistemas
, o computador hoje desempenha muitas funções sociais. Não dá mais para imaginar como 
seria viver sem o uso desta máquina que está presente em todos os setores sociais.
 E não poderia ser diferente com a escola. O uso do computador, mas precisamente
 da Internet, é imprescindível para a escola imersa nesse contexto social.
Embora haja total acordo entre os teóricos da atualidade quanto ao uso do computador na educação,
 bem como toda a tecnologia que lhe acompanha, em especial os softwares educacionais,
 ressalta-se que eles não substituem o professor. Mesmo possuindo programas bastante
 didáticos e levando o aprendiz a ser autônomo com relação ao conteúdo que se deseja aprender,
 ainda assim, ele não substitui o docente.
Porém, a postura, mais especificamente, a função do educador frente às novas tecnologias da
 informação e comunicação precisa ser reavaliada e resignificada pois para o mesmo, 
é oportuno que aprenda a administrar e compreender que a massa estudantil já está se
 apropriando muito cedo dessas tecnologias, os chamados “nativos digitais”.
A Internet, entre tantas outras tecnologias de comunicação atual, está amplamente
 difundida e favorece sobremaneira a formação das chamadas redes social. Pessoas de todo
 o mundo estão conectadas em rede através de sites de relacionamento e compartilham as
 mais variadas informações e os mais diversos interesses. É incrível a capacidade de ligação
 entre pessoas que a Internet propicia. Indivíduos que nem ao menos pensariam em conhecer-se,
 ou porque precisariam transpor até mesmo continentes para isso, ou porque não falam o 
mesmo idioma, mas na rede mundial de computadores existe a facilidade para superar
 estes e outros obstáculos.
As redes sociais do ciberespaço formadas a partir de sites sociais vem sendo alvo de estudas
 em todo o mundo, tais como: educadores, antropólogos, psicólogos, sociólogos entre outros.
 Elas estão cada vez mais presentes no cotidiano dos indivíduos em suas multiformes: por um
 site bancário, por sites de relacionamento: Google, Facebook Orkut, Twitter, Windows
 Live Hotmail, ou seja, por um site qualquer, basta ter uma conta de e-mail.
Já é possível se pensar e evidenciar que a participação de um indivíduo em redes sociais do
 ciberespaço pode ajudá-lo na aquisição do conhecimento de um dado assunto, seja ele qual for, 
e o quanto o professor pode aproveitar deste fenômeno social, para enriquecer sua prática 
pedagógica cotidiana. E neste sentido, é importante que os professores conheçam,
 se apropriem dos seus conceitos e finalidades e dos softwares usados como ferramentas
 em sua constituição. E ainda que haja interesse por sua topologia, para poder compreender 
que todo e qualquer indivíduo que faça uso da Internet e que tenha um serviço de e-mail,
 está por consequência em rede social no  ciberespaço. Então professor?
 Não dá para ficar fora desta rede humana…

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